COMO VIVER PELA FÉ

Helen Keller nasceu cega e surda. Assistida por uma professora paciente e perseverante, Hellen lutou desesperadamente para aprender a falar.

São dela essas repousantes palavras: “Uma simples fé infantil no divino Amigo, soluciona todos os problemas que possam surgir na nossa vida.” Ela aprendeu a viver pela fé no mundo do silêncio total e da completa escuridão. O seu exemplo de fé comoveu e animou a milhares.

Não importa o grau de dificuldade que as pessoas tenham que enfrentar, ninguém irá longe se não viver pela fé.
“De facto, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que abençoa a todos os que O buscam.” Hebreus 11:6

Para que possa entender melhor veja a definição de fé: “É a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que se não vêem.” Hebreus 11:1

Nós nem precisamos de explicações filosóficas ou teológicas de como funciona a fé. Basta analisarmos o que a fé conseguiu fazer por várias pessoas.

O patriarca Abraão foi chamado por Deus para sair da sua cidade, do ambiente dos seus parentes, para uma terra distante.

Saiu pela fé, inclusive sem fazer perguntas e sem reclamar. A confiança que tinha em Deus era muito maior que as possíveis dúvidas que assaltam a todos os seres humanos.

Até mesmo quando as declarações de Deus contrariavam toda a lógica humana, Ele não entra em expeculação ou dúvida e mergulhava de cabeça naquilo que Deus dizia.

Foi por essa razão que ele foi chamado pai da fé. O apóstolo Paulo na carta escrita aos Gálatas descreve de uma forma muito simples esse processo: “E creu Abraão em Deus e isso foi considerado como justiça em seu benefício.” Gálatas 3:6

Como surge a fé? Qual o canal por onde somos agraciados com a fé? A fé pode ser desenvolvida? Se pode, de que maneira? A resposta é muito clara e está escrita em Romanos 10:17. “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.”

Santo Agostinho uma vez escreveu: Fé é mediante a Palavra de Deus crer no que não vemos, e a recompensa de ver, sentir e usufruir aquilo em que cremos.

Quando o antigo povo de Deus em fuga do Egipto se deparou com o Mar Vermelho, o Senhor disse: Marchem. Entretanto o mar estava à frente deles. Mas quando começaram a marchar, as águas abriram-se e passaram em terra seca. Os egípcios que não agiam pela fé, seguiram-nos e foram submergidos pela fúria do mar.

Sem fé é impossível ir longe. Sem fé e impossível vencer. “Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5:4

Um outro exemplo extraordinário de fé ocorreu quando Deus ordenou a Noé que construísse uma arca para escapar do dilúvio. Acontece que naquele tempo não existia chuva. E no meio do deserto ele começa a construir um gigantesco navio para a escárnio implacável daqueles que não tinham fé.

E outra vez, como sempre acontece, o resultado da fé é a salvação. Parecia um acto sem sentido, um absurdo, mas acreditar em Deus sempre foi a melhor coisa para o ser humano.

Sem o que o que está acima de nós, entre em nós, seremos sempre afectados pelo que está ao nosso redor. Por outras palavras, quando a fé é acolhida no coração humano, nada no mundo nos poderá separar do grande amor de Deus.

Às vezes parece que não temos saída para os dilemas e problemas que nos afligem, Às vezes não podemos discernir o caminho além do passo que vamos dar, mas ao nos movimentarmos na direcção de Deus, Ele nunca nos abandonará.

O apóstolo Paulo passou por muitos perigos, naufrágios, ameaças de todos os tipos, mas sempre foi um homem de fé, e sempre Deus lhe deu forças para superar os desconfortos, as ameaças e os sofrimentos.

Foi a fé que lhe permitiu cantar na prisão. Enquanto louvava a Deus perto da meia noite, aconteceu um terramoto na penitenciária e o carcereiro chefe acabou por se converter pela certeza da presença divina.

Depois de velho, o grande apóstolo foi preso outra vez e esteve preso cerca de dois anos. Lá na prisão, ele disse as seguintes palavras citadas na sua segunda carta a Timóteo 1:12: “E por isso estou sofrendo estas coisas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele e poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.”

Pode ser que nós nunca tenhamos uma prova difícil como a do grande apóstolo Paulo, mas cada dia talvez tenhamos que enfrentar testes menores.

Vivendo pela fé os pequenos detalhes do dia a dia, estaremos a ser habilitados para maiores conquistas e maiores vitórias.

Lembre-se que a fé torna as coisas possíveis, e não fáceis. Jesus disse: “Se tu podes crer, todas as coisas são possíveis àquele que crê.” Marcos 9:23.

Querido amigo, se hoje sente que está longe de Deus, se não está habituado a confiar em Deus os seus problemas, experimente colocar os a sua vida nas mãos de Deus…

Se pensa que não pode aproximar-se de Deus, saiba que neste momento Ele está aí bem perto de si.

Começar a viver pela fé é tão simples como o abraço de uma criança ao seu próprio pai.

Peça ao Senhor que o ajude a viver pela fé, e sinta-se abraçado pela misericórida e louve o bendito nome de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário