GUIADOS PELA PALAVRA DE DEUS

Já imaginou como seria difícil viajar sem Ter uma orientação sem ter um mapa?
Imagine agora, como seria a nossa caminhada espiritual, na estrada rumo ao Lar eterno, se não tivéssemos um guia, um mapa, uma direção?
Louvado seja Deus, porque Ele providenciou um guia seguro para nossa caminhada de volta ao Céu.

A Palavra de Deus é conhecida por muitos nomes: Bíblia Sagrada, O Santo Livro, Livro Inspirado, Escrituras Sagradas, Lâmpada, e outros tantos nomes.

O salmista descreveu a Bíblia da seguinte maneira: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.” Salmo 119:105.

Evidentemente a Bíblia é um farol que ilumina a nossa estrada. Falando do aspecto espiritual da vida, seria impossível prosseguir, caso não tivéssemos a orientação da Palavra de Deus.

Nela temos em linhas mais claras a revelação do Seu caráter, do Seu procedimento com os homens, e da grande obra da Redenção.

Aí esta aberta perante nós a história dos patriarcas e profetas e outros homens santos da antiguidade. Eram homens sujeitos “às mesmas paixões que nós”. Vemos como lutavam com abatimentos iguais aos nossos, como caíam sob tentação como também nós o temos feito, e contudo encontravam ânimo e venciam pela graça de Deus; e considerando esses exemplos, ficamos animados nas nossas lutas para conseguirmos a justiça de Cristo e a Sua paz.

Ao lermos acerca das preciosas experiências que lhes foram concedidas, da luz, amor e bênção que receberam, e da obra que realizaram pela graça que lhes foi dada, o mesmo espírito que os inspirava acende no nosso coração uma chama santa de incentivo e um desejo de ser semelhantes a eles no caráter, e de como eles, andar com Cristo.

No livro de Génesis, encontramos a história de um rapaz chamado José. Ele era o filho mais querido do seu pai, Jacob. Os privilégios que José tinha era como se fosse o primogénito, apesar de o não ser.

Um dia Jacob ofereceu-lhe uma linda capa e isto causou inveja entre os seus irmãos. E José não percebeu. Ele tinha o coração limpo. O seu pai tinha-lhe ensinado sobre Deus e de como o Senhor os tinha guiado até então.

Um dia Jacob pediu que José levasse alimento aos seus irmãos que guardavam os rebanhos. Os irmãos viram nessa ocasião, a oportunidade de matar José. Judá porém, não deixou que o matassem. Então lançaram José numa cova. Tiraram a sua túnica, rasgaram-na e a encharcaram-na de sangue.

José foi vendido a mercadores midianitas, e levado ao Egito para ser vendido como escravo. Os seus irmãos convenceram o pai de que o seu querido filho estava morto, despedaçado e comido por um animal selvagem.

Chegado ao Egito, José foi vendido como escravo. Em vez de se lamuriar, ele acreditou na Palavra de Deus, que não abandona um filho. Ele foi fiel a Deus, mesmo quando na força de sua virilidade, foi assediado sexualmente pela mulher do seu amo.

É verdade que, ele foi preso injustamente, mas na prisão Deus proveu meios para que José fosse liberto e que passasse a ser o homem de confiança de Faraó. E a partir daí a sua vida prosperou muito.

E quando houve a grande seca neste país, José pode perceber a diferença entre o escutar ou não escutar a Voz de Deus, e que o maravilhoso Criador era o Senhor, não o tinha abandonado por um só momento. Todos os seus familiares vieram para o Egito, inclusivé o seu pai que ainda vivia, para escapar da fome que assolou o lugar onde os seus queridos habitavam.

José confiou na Palavra de Deus e saiu vitorioso. E através de José, Deus trouxe o seu povo para o Egito para os proteger e preservá-los do sofrimento.

É verdade também que nós hoje vivemos numa época de incredulidade. Muitas pessoas não crêem na Bíblia, mas esta razão, não invalida a beleza e a importância das orientações de Deus.

De todos os livros que já foram escritos, nenhum deles sofreu tanta perseguição e descrédito como o Livro de Deus. No entanto, nenhum deles é tão difundido, tão amado como o é a Bíblia.

A Bíblia é amada, porque nela estão escritas verdades que trazem paz, esperança e salvação para as pessoas que sofrem e precisam de consolo.

É amada também, porque as pessoas retas e justas, que estão felizes, encontram palavras que incentivam a sua felicidade. Nela encontramos: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó justos; exultai vós todos que sois retos de coração.” Salmo 32:11.

Deus vela pela Sua palavra. Em Isaías 55: 10 e 11 nós lemos: “Assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra e a fecundem para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei.”

Deus quer usar a Sua Palavra para nos guiar. Ele não quer que nenhum dos Seus filhos fiquem sem saber o que Ele quer para a vida de cada um. Deus quer o melhor para ti.

Por isso Ele deixou um Guia maravilhoso para que pudesse ser seguido por todos aqueles que almejam um dia estar com o Pai, com Jesus, com os santos anjos. Que maravilha será estar para sempre com o nosso Criador!

Sem comentários:

Enviar um comentário