
Os voluntários da delegação da ADRA, no Funchal estiveram envolvidos no resgate de algumas pessoas das suas casas no próprio dia do desastre e estão a organizar a distribuição de roupas, alimentos e outros bens de primeira necessidade.
A ADRA está a coordenar-se com as autoridades locais no sentido de se organizar a ajuda de modo a torná-la mais efectiva e a fazê-la chegar a quem mais necessita. O director da ADRA Portugal dirige-se dia 23 para o Funchal, para fazer um levantamento das necessidades, contactar com as autoridades e coordenar a ajuda.
A ADRA Portugal abriu uma conta com o NIB 0046 0017 00600091394 69 para recolher donativos que terão como destino exclusivo o apoio às vítimas desta catástrofe. Os donativos têm uma majoração de 130% nas deduções fiscais. Os comprovativos de depósito devem ser enviados para a ADRA com indicação do número de contribuinte e da morada para envio do respectivo recibo.
A ADRA é uma organização não-governamental presente em 125 países. Implementa projectos de desenvolvimento comunitário sustentável e socorro em desastres. A ADRA assume o princípio humanitário fundamental de independência, apoiando os seus beneficiários independentemente da associação política ou religiosa, idade, sexo, raça ou etnia.
Em Portugal, a ADRA é uma ONGD registada no IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento), é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD e é considerada instituição de utilidade pública.